terça-feira, 2 de junho de 2009

O mundo viverá mais uma Grande Guerra ?






A mídia convencional ocupa-se em informar sobre todas as calamidades e ameaças mundiais. Após a gripe suína somos informados sobre o novo teste nuclear da Coréia do Norte e a ameaça de uma Guerra .

"Como tinham solicitado nossos cientistas e técnicos, nossa república levou a cabo com sucesso outro teste nuclear subterrâneo neste 25 de maio, como parte das medidas para fortalecer o poder nuclear em defesa própria", diz a agência estatal norte-coreana, sem fornecer detalhes sobre a região afetada pela prova.

Já em 2006 , Michael May, especialista em tecnologia nuclear afirmava que a ameaça à paz mundial cresceu muito desde o teste da Coréia do Norte (teste de 2006). "Toda a região está sob risco, especialmente a Coréia do Sul, mas todo o mundo sofreria com um conflito que usasse armas nucleares."

A iniciativa de Obama , presidente dos EUA , feita em Praga no mes de abril de eliminar no futuro os arsenais nucleares existentes no mundo parece cada vez mais utópica.

"A iniciativa de Obama conta com três pilares: reduzir e, em um futuro, eliminar os arsenais nucleares, deter a proliferação de armas nucleares em mais países e impedir que os terroristas adquiram armas ou materiais nucleares.

Entre outras medidas, o presidente se comprometeu a buscar que seu país assine, e o Senado ratifique, o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, firmado por 148 países mas que só entrará em vigor se for aceito por EUA, China, Índia, Indonésia, Paquistão, Israel, Egito e Coreia do Norte."

No gráfico abaixo foi publicado pelo NYTimes, e mostra a cadeia de proliferação de tecnologia nuclear pelos países. Clique para ampliar



Potências nucleares mundiais



O mundo possui cinco potências nucleares "declaradas": Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França. Leia abaixo um perfil do arsenal atômico dos países que possuem ou possuiriam armas do tipo.

Potências nucleares declaradas:

* EUA: Os EUA mantêm um grande arsenal atômico com cerca de dez mil ogivas intactas, das quais cerca de seis mil estariam ativas ou operacionais.

- Por volta de 1.700 delas estão colocadas em sistemas de mísseis terrestres (ICBMs Minuteman e Peacekeeper)

- 1.098 em aviões bombardeios (B-52 e B-2) e 3.168 em submarinos.

- 800 são armas nucleares táticas (TNWs) e consistem em mísseis de cruzeiro Tomahawk e bombas B61.

- Segundo o Tratado de Moscou, de maio de 2002 (o Tratado de Reduções Ofensivas, ou Sort), assinado pelos EUA e pela Federação Russa, os dois países comprometeram-se a, até 2012, reduzir seu arsenal operacional para algo entre 1.700 e 2.200 ogivas nucleares.

* RÚSSIA: A Rússia teria cerca de 20 mil armas nucleares. Segundo o Tratado Start I, o arsenal atômico do país foi reduzido para aproximadamente sete mil ogivas nucleares.

* FRANÇA: A França possui cerca de 350 ogivas nucleares.

* GRÃ-BRETANHA: O arsenal britânico seria formado por menos de 200 ogivas estratégicas ou "subestratégicas" colocadas em submarinos nucleares equipados com mísseis balísticos (SSBN).

* CHINA: A China tem um arsenal de cerca de 400 ogivas, cerca de 250 armas "estratégicas" e 150 armas "táticas". O país assinou, em 1992, o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT) na qualidade de potência nuclear.
Outras potências atômicas "declaradas":

* CORÉIA DO NORTE: A Coréia do Norte pode ter material físsil suficiente para fabricar ao menos oito armas nucleares, dizem especialistas no assunto.

* ÍNDIA: A Índia declarou formalmente possuir armas nucleares. O governo indiano possuiria entre 240 e 395 quilos de plutônio apto a equipar armas atômicas. Dependendo da sofisticação do projeto da ogiva, esse material seria suficiente para fabricar entre 40 e 90 armas de fissão nuclear.

* PAQUISTÃO: Paquistão tem um arsenal nuclear de tamanho desconhecido


Potências nucleares "não-declaradas":

* ISRAEL: Segundo estimativas baseadas na capacidade de produção de plutônio do reator de Dimona, onde o programa nuclear do país está sediado, Israel teria entre cem e 200 artefatos atômicos. O governo israelense não assinou o NPT.

* IRÃ: Apesar dos meses de negociação, o governo iraniano não se comprometeu em suspender seu processo de enriquecimento de urânio que, segundo algumas potências ocidentais, seria usado para a obtenção de armas.

Fontes: Reuters/www.nti.org (Nuclear Threat Initiative)



Guerra nuclear devastaria o ambiente mundial

Entre 50 e 100 bombas – apenas 0.03% do arsenal mundial – poderiam espalhar poeira radioativa suficiente para criar anomalias climáticas sem precedentes na história humana.

De acordo com a pesquisa, dez milhões de pessoas morreriam, as temperaturas globais entrariam em colapso e nenhuma plantação sobreviveria nos cincos anos seguintes ao conflito.

A camada de ozônio, que protege a superfície da Terra dos raios ultravioletas, seria destruída em 40% sob muitas áreas habitadas e em mais de 70% nos pólos. “Armas nucleares são o grande perigo ambiental do planeta para os humanos, não o aquecimento global ou a destruição da camada de ozônio”, afirma Alan Robock co-autor de um estudo sobre os impactos de explosões nucleares.

VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO

Una-se com aqueles que trabalham pela PAZ

http://www.anjodeluz.com.br/pazpaz.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.