domingo, 19 de julho de 2009

MÚSICA AJUDA CORAÇAO E CIRCULAÇÃO‏





De: JLM LOUREIRO
Musica pode ajudar coracao e circulacao, diz estudo.
Pesquisadores da Universidade de Pavia, na Italia, afirmam que o tipo certo de musica pode desacelerar o coracao e abaixar a pressao sanguinea.Musicas vibrantes como Nessun Dorma, de Puccini, que e cheia de crescendos e diminuendos, sao melhores para ajudar na reabilitacao em casos de derrames, de acordo com os estudiosos.
Melodias com ritmo mais acelerado aumentam os batimentos cardiacos, o ritmo respiratorio e a pressao sanguinea. Ja a musica com ritmo mais lento gera o efeito contrario nos pacientes, segundo os pesquisadores.
A musica ja e usada em muitos hospitais britanicos por uma terapia barata e facil de aplicar e tambem por gerar efeitos fisicos perceptiveis no organismo, alem de ter um impacto positivo no humor do paciente.
O estudo dos pesquisadores italianos foi publicado na revista especializada Circulation.
Respostas as musicas
O medico Luciano Bernardi e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Pavia pediram a 24 voluntarios saudaveis que ouvissem cinco faixas de musicas classicas, escolhidas aleatoriamente, e monitorassem as respostas de seus corpos.
Entre as musicas escolhidas estavam a Nona Sinfonia de Beethoven, uma area de Turandot, de Puccini, a Cantata nº 169 de Bach, Va Pensiero, da opera Nabuco, de Verdi, e Libiam Nei Lieti Calici, de La Traviata, tambem de Verdi.
Cada crescendo destas musicas, um aumento gradual do volume, "estimulava" o corpo e levava ao estreitamento dos vasos sanguineos abaixo da pele, aumentando a pressao sanguinea e os batimentos cardiacos, alem de provocar um aumento das taxas respiratorias.
Por outro lado, os diminuendos, diminuicao gradual do volume, causavam o relaxamento, diminuindo os batimentos cardiacos e diminuindo tambem a pressao sanguinea.
"A musica leva a uma mudanca dinamica e continua - e previsivel, ate certo ponto - no sistema cardiovascular", afirmou Bernardi. "Essas descobertas aumentam nossa compreensao de como a musica pode ser usada na medicina de reabilitacao."
Musica e silencio
Os pesquisadores testaram varias combinacoes de musica e silencio nos voluntarios e descobriram que as faixas que alternam entre ritmos rapidos e mais lentos, como operas, parecem ser as melhores para a circulacao e para o coracao.
As arias de Verdi, que seguem frases musicais de dez segundos, parecem se sincronizar perfeitamente com o ritmo cardiovascular natural, de acordo com o estudo.
"Observamos grandes beneficios (do uso da musica) para pessoas que tiveram derrames ou ataques cardiacos. O poder da musica e simplesmente incrivel", afirma Diana Greenman, diretora executiva da organizacao Music in Hospitals.
A instituicao de caridade britanica especializada em levar musica ao vivo a hospitais, asilos e casas de repouso, foi criada logo depois da 2ª Guerra Mundial para ajudar os veteranos feridos.
"Ja observamos, em pesquisas anteriores, um estado emocional positivo, que pode ser desencadeado ao ouvir musica, e que pode ajudar sobreviventes de derrames", disse um porta-voz da associacao britanica especializada em tratamento de derrames, Stroke Association.

Video: Madame Butterfly : Puccini

Fonte: BBC Ciencia & Saude

Um comentário:

  1. Margareth, teu Blog é muito Lindo, eu adoro e sou tua seguidora.
    Eu coloquei todas as Mensagens do AA Miguel em um arquivo PDF, e como as vezes coloco no meu blog algumas matéria que encontro aqui, quero te oferecer, se tu ainda não tiver. Eu posso te mandar por e-mail. Beijo na Alma.
    Namastê !!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.