quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O SIGNIFICADO DA VIDA

Por Suzanne Gold

Publicado em 06 de fevereiro de 2010
A vida na Terra é uma fusão milagrosa do espírito e da matéria, uma expressão da força universal da vida, no centro da criação. Seja como for que chamem a esta força – Deus, Tudo O Que É, o Eterno, a Base do Ser, Alá, Yahweh, Shiva, Zeus, ou um nome que vocês mesmo inventem – vocês e eu e cada ser vivo que já existiu ou existirá, é parte deste universo infinito e incompreensível, como uma célula no corpo de Deus, que se cristalizou em sua forma física para usar o seu poder criativo, para expressar os seus talentos e habilidades, e lhes mostrar quem vocês são realmente e como tirar o máximo proveito de sua vida.

Os místicos iluminados e os cientistas modernos concordam que há muitas dimensões da existência, a maior parte das quais não podemos ver ou tocar. Mas em um nível fundamental, todo o universo é uma coisa, uma reunião interligada de padrões de vibrações de energia. Vocês são seres profundos e complexos, uma colaboração entre um humano em uma jornada espiritual e um espírito em uma jornada física. Vocês irradiam um campo magnético que interage com o mundo e se comunica com os outros a um nível subliminar. Os filósofos e os profetas descreveram este estado como Deus vivendo dentro de vocês como vocês, ou como a Deusa que brinca de esconde-esconde com ela mesma. Se vocês aquietarem a sua mente, vocês poderão sentir esta energia dentro de vocês, como um zumbido no fundo de sua consciência.

Abaixo de sua consciência comum está um você mais sábio, mais esclarecido – o que vocês poderiam chamar de sua essência ou alma. Sua experiência de si mesmos está baseada na interação entre aqueles dois estados de ser – o interno e o externo. Até quando vocês são ainda bebês, quando não desenvolveram a linguagem e o raciocínio, seu eu interior está desperto e tem a sua própria agenda.

Ou vocês permitem que o Espírito flua através de vocês ou vocês entram no caminho do seu fluxo. Quando vocês estão fora de contato com a sua verdadeira natureza, vocês se sentem inferiores, separados e solitários. O fato de estarem confortáveis em sua própria pele começa quando vocês se aceitam como vocês são – um ser espiritual que está em cada momento, em cada situação, em cada lampejo de genialidade e em cada erro estúpido, revelando-se e se expandindo muito além de sua compreensão. Estimulando a jornada, estão a sua alma, as almas das pessoas que os amam e os apóiam, seus anjos guardiães e guias espirituais, todos oferecendo orientação quanto a que direção os levará aonde vocês querem ir.

Vocês são extraordinários. O seu DNA é como ninguém que existiu antes ou que existirá novamente. Ninguém já afetou ou afetará o mundo como vocês. A cada ato, palavra ou pensamento, vocês estão contribuindo com Tudo O Que É. Tornar os seus sonhos uma realidade é um resultado natural de explorar os seus interesses, talentos e habilidades. Encontrar o significado em sua vida está em desemaranhar os seus obstáculos. Ao invés de resistir, ignorar ou se desviar de situações e pessoas problemáticas, encarem as dificuldades que vocês encontram ao longo do caminho. Tratem-nas como oportunidades para descobrir onde vocês estão presos e o que vocês prefeririam ter.

Como vocês pensam e agem é o resultado dos eventos de sua vida, de cada traço inato, e dos padrões que vocês aprenderam através de outros no curso da própria vida. Sua genética, experiências, habilidades e preferências, refletem as suas esperanças mais elevadas e os seus mais intensos medos, os quais são as suas ferramentas para desvendar as inevitáveis provas que o Espírito lhes traz.

No fundo, todos nós queremos amar e ser amados, fazermos uma contribuição à sociedade e construirmos um mundo no qual todos possam alcançar o seu potencial. Seu caminho espiritual tem um tema – algo a dar, ou aprender, ou realizar, ou ensinar, e o seu propósito é descobrir o que lhes traz alegria e como construir a sua vida ao redor dela. Vocês são um ser único, em um lugar e tempo particular, com poderes e obstáculos. Algumas vezes vocês encontram a revelação; algumas vezes vocês ficam presos na confusão. Mas tudo o que vocês fazem ou que lhes acontece é sempre o que os levará a expressar mais potencial, realizar o próximo sonho. Vocês, exatamente como são agora, têm a capacidade de mudar para melhor.

Todos nós temos as mesmas necessidades – alimento, abrigo, segurança, amor e auto-expressão – e o potencial de sermos bem sucedidos e felizes. A chave é se sintonizar com os seus instintos naturais para que possam descobrir a sua sabedoria inata e construir uma vida que vocês amam. Assumam a responsabilidade pelos seus pensamentos e sentimentos. Vocês devem usá-los como diretrizes para ajudá-los a definir o seu próprio curso, estando dispostos a fazerem as correções se perceberem que se desviaram de seu progresso natural. Abaixo de sua superfície estão a visão, a força, a compaixão e o amor que são o seu direito nato. Abordar as dificuldades como oportunidades para encontrar o seu potencial mais elevado, promove a cura, ajudando-os a localizar uma realidade mais profunda, o que muda permanentemente a sua perspectiva e intensifica a sua capacidade de amar e aprender, até nas circunstâncias mais difíceis.

Honrem a sua própria verdade. Confiem em sua intuição. Procurem consolo em uma situação delicada. Façam o que os enalteça. Descubram o que lhes traz alegria e construam a sua vida ao redor dela. Sua missão é cumprir a sua promessa, acessar a sua sabedoria interior, seguir o seu coração, criar uma vida significativa em sintonia com os seus instintos naturais, e aprender através dos obstáculos que vocês encontram ao longo do caminho. Qualquer que seja o lugar em que estejam capinando poderá dar frutos abundantes se o tratarem direito.

Nós, humanos, somos seres intuitivos, assim ainda que não nos tenham dito, podemos sentir o que as pessoas querem de nós. Sendo também naturalmente amorosos, nós queremos nos doar a eles. Nós aceitamos as suas crenças, e nos adaptamos às regras do jogo, enquanto ele já está sendo jogado, deixando que outros ditem como vivemos. Mas ao adotarmos o comportamento e as atitudes para acompanharmos as pessoas mais próximas a nós, nossas inclinações naturais se tornam distorcidas. Se ao invés de sermos cuidados e apoiados, nós somos ridicularizados, ignorados ou abusados, sentimo-nos amedrontados, cínicos ou deprimidos. Nós nos concentramos em fazer aquilo que interromperá a dor.

Nós desviamos toda a nossa energia em imaginarmos como nos proteger emocionalmente e satisfazermos as nossas necessidades básicas, fazendo coisas que não queremos fazer, mas não podemos parar. Nós esquecemos que já houve alguma coisa que gostávamos ou queríamos na vida, que temos talentos inatos e interesses que são divertidos de explorar e expressar. Em vez disto nós acabamos imitando ou nos rebelando contra os padrões a nós repassados.

Entretanto, esta não é uma desculpa para responsabilizar a sua família por destruir a sua vida, ainda que vocês acreditem ser este o caso. Em situações difíceis, é fácil perder o contato com a sua intenção original. Reprimir os seus instintos naturais pelo interesse da harmonia superficial é a base para a maior parte das interações no que consideramos como uma sociedade educada.

Mas assim que vocês tentam mostrar que vocês amam alguém pretendendo ser o que eles querem que vocês sejam, o problema se inicia. Ignorar e não reconhecer o seu comportamento ou crenças para se adaptar aos outros é antinatural. Sua expressão autêntica não pode encontrar uma saída apropriada, assim se oprimem em uma alternativa disponível, seja adaptável ou não. Até a alternativa substituta mais nobre ou digna nunca pode ser tão satisfatória quanto o objetivo original. Isto parece falso e freqüentemente é doloroso fisicamente. Outras alternativas podem parecer melhores, temporariamente, e pode parecer que vocês se adaptam, mas manter uma fachada artificial cria uma ruptura entre o seu comportamento e a sua experiência, o que os faz se sentirem desesperados e indignos.

Não olhem onde vocês caíram, olhem onde vocês escorregaram (Provérbio Africano)

A paz na mente e o bem estar vem de colocar a sua fé em si mesmo, ao invés de na convenção ou na história. Reconhecer simplesmente a sua própria verdade cura-os. Interiormente, vocês são poderosos. Vocês não vieram aqui para encontrar um problema e corrigi-lo. Vocês vieram para identificar e compartilhar os seus dons. Vocês são bons. Vocês são livres para fazer o que quiserem com a sua vida. Vocês são valiosos. Tudo está bem.

Remover os seus obstáculos e construir os seus sonhos andam de mãos dadas. Se vocês negligenciarem um ou outro lado, vocês estão destinados a reviver os seus padrões impraticáveis inúmeras vezes. Quanto mais tempo vocês ignorarem o seu chamado à ação, mais fortemente eles exigirão a sua atenção. Vocês sentem mais dor e as circunstâncias ficam piores. Ou vocês encaram as suas limitações e agem em alinhamento com o que lhes parece adequado, ou vocês descarregam em comportamentos autodestrutivos e anti-sociais piores.

Há um pictograma chinês que significa crise. Ele associa o símbolo de “perigo” ao de “oportunidade”, oferecendo um meio útil de olhar para as circunstâncias difíceis. Como sinalizações na estrada para cumprimento, os problemas podem se tornar a fonte de sua própria cura. O conteúdo e as origens de nossos obstáculos proporcionam dicas essenciais para resolver o enigma que é a nossa vida. Os sintomas não são o problema. Os padrões que os criaram nos mostram tanto a verdadeira raiz do problema, quanto a sua solução.

Qual vida funciona perfeitamente sem que nada surja para perturbá-la? Ter um problema pessoal é universal, uma parte essencial do desenvolvimento humano. Se não tivéssemos dificuldades para negociarmos, como aprenderíamos alguma coisa? O que chamamos de “erros” não são necessariamente fracassos. Eles podem trazer um grande insight.

A primeira verdade nobre de Buda é que a vida é sofrimento. Esta não é uma afirmação de desespero, mas um ponto de partida para a compreensão de como a vida funciona. Até as circunstâncias mais difíceis podem nos ajudar a liberar padrões disfuncionais e a encontrarmos a nossa verdadeira direção. A experiência é o melhor professor, mesmo que rotulemos qualquer situação como boa ou má.

Ver as suas distorções é o primeiro passo para clarificá-las. Suas reações às pessoas e situações que ou os atraiam ou os repilam, dão forma ao que acontece com elas. Através da inspiração ou da frustração, elas podem ajudá-los a esclarecer os seus sonhos e paixões. As coisas que os atingem (perturbam), proporcionam dicas ao que os impede de ter o que querem, destacam as áreas onde vocês têm mais que aprender, e lhes dão o ímpeto de encontrar a confusão ainda deixada no interior e transformá-la.

“Enfrentem as suas partes obscuras e trabalhem para eliminá-las com iluminação e o perdão. Sua disposição de lutar com os seus demônios fará com que os seus anjos cantem. Usem a dor como estímulo, como um lembrete de seu poder. – August Wilson

Não temam as suas emoções, até as assim chamadas “negativas”. A raiva, a tristeza, a inveja e assim por diante, são simples energias que precisam ser examinadas para descobrir a verdade e as boas intenções por baixo da situação que as desencadeou. Isto não significa que vocês tenham licença para tolerar o seu lado obscuro ou impor o seu temperamento a outros, que são meios de evitar as suas verdadeiras emoções. Em vez disto, vá para dentro e além delas para encontrar o tesouro lá oculto.

Quando vocês examinam as confusões em sua mente que os limitam, vocês as eliminam. Encontrar os desafios dentro dos seus problemas e reconhecer as suas emoções enterradas e os obstáculos inconscientes libera a sua energia para encontrar formas mais satisfatórias para viver. Somente quando vocês trazem à luz a sua vida interior, vocês podem chegar a um acordo e transformá-la.

Para fazer isto, reservem dez ou vinte minutos por dia, vão até um lugar reservado e se sentem ou deitem em uma posição confortável. Respirem lenta e profundamente. Pensem em sua inalação, como trazendo a paz e o relaxamento, e a exalação enquanto liberam a tensão e a distorção. Notem o que vocês pensam e sentem. Permitam que as emoções surjam e passem através de vocês como nuvens no céu, então as deixem ir. Visualizem-se curando, e imaginem os seus mais ternos sonhos se realizando. Quando sentirem que concluíram, anotem algo que queiram se lembrar, então se levantem e continuem com o seu dia.

A maior parte das pessoas nunca se esforça o suficiente na primeira vez.

Dê a seus sonhos todo o seu esforço e ficará admirado com a energia que brota de você. WILLIAM JAMES

Para ter felicidade, paz de espírito e bem estar, coloquem a sua fé no que os enaltece, e não em crenças convencionais ou na história. Reconheçam os seus sonhos e as suas melhores intenções como uma mensagem de Deus, e ajam para torná-los reais. Prestar simplesmente atenção a sua própria verdade os ajudam a despertar para a realidade do Espírito e vislumbrar o significado de sua própria vida. Então vocês começam a ver a vida dos outros como significativas, o que os capacita a perdoar e a tolerar a diferença e as dificuldades. Estar disposto a investigar os seus lugares presos pode revolucionar a sua vida e a sociedade, enquanto a sua transformação reverbera naqueles a sua volta, tornando o mundo um lugar melhor, um coração de cada vez.

Eu lhes desejo a cura e a vida que vocês querem. Eu sei que vocês as têm em vocês.

Suzanne Gold
Direitos Autorais Suzanne Gold. Todos os Direitos Reservados
Suzanne Gold tem o grau de Mestre em Psicologia. Ela faz aconselhamento pessoal e espiritual.
www.suzannegold.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.