terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os Dez Mandamentos dos Índios Hopis


Trate a Terra e tudo o que nela habita com respeito(Treat The Earth And All That Dwells thereon With Respect)Mantenha-se próximo ao Grande Espírito(Remain Close To The Great Spirit)Mostre grande respeito por todos os seres(Show Great Respect For all Beings)Trabalhem juntos pelo benefício da Raça Humana(Work Together For The Benefit Of All Mankind)Faça o que Você sabe que é certo(Do What You Know Is Right)Cuide do bem-estar da mente e do corpo(Look After The Well-being Of Mind And Body)Dedique uma parte de seus esforços para o Bem Maior(Dedicate A Share Of Your Efforts To The Greater Good)Seja sempre verdadeiro e honesto(Be Truthful And Honest At All Times)Assuma total responsabilidade por seus atos.(Take Full Responsibility For Your Actions)


Quem são os índios hopis?
Os hopis são uma nação indígena dos Estados Unidos da América, que vivem principalmente na Reserva Hopi, no noroeste do estado de Arizona, com 1,5 milhões de acres (6 000 km²), e que está rodeada pela reserva navajo. Alguns hopis vivem na reserva indígena do rio Colorado, no oeste do Arizona (ver Mohave).
Os hopi estão organizados em clãs e, quando um homem se casa, os filhos ficam membros do clã da mulher. O Clã do Urso é um dos mais conhecidos e Tom Banyanca, membro deste clã, foi escolhido para transmitir ao mundo a profecia hopi (ver abaixo).
Este povo continua a praticar a sua cultura tradicional, num grau mais elevado que a maioria dos outros nativos americanos mas, como acontece com as restantes tribos, eles foram severamente influenciados pelo modo de vida estadunidense.
Tradicionalmente, os hopis eram agricultores bem dotados, apesar de produzirem apenas para a sua subsistência mas, com a chegada da electricidade e a necessidade de terem os restantes produtos de consumo à sua disposição, os hopis adotaram atividades mais próprias da economia de mercado com muitos dos seus membros trabalhando nas indústrias existentes, mas também vivendo do seu artesanato tradicional. Apesar de terem sido muito influenciados pelo trabalho missionário e terem adotado, em grande medida, os problemas do consumismo e do alcoolismo, os hopis continuam a manter o núcleo das suas tradições a que a maioria adere. O New York Times relatou que os jovens hopi apreciam o reggae e que há frequentemente concertos desta música na sua reserva.
Aparentemente, os hopis têm uma relação espiritual muito forte com o Tibete e o Dalai Lama visita a sua reserva com frequência. Diz-se que, da primeira vez que ele ali chegou, os velhos hopi o saudaram: "Bem-vindo ao lar". Os hopis consideram-se parentes de todas as raças, mas especialmente dos tibetanos e há uma profecia hopi que diz que o seu povo e os “homens-vestidos-de-vermelho” do outro lado do oceano serão reunidos como irmãos. Por outro lado, uma profecia tibetana diz que “quando o pásssaro-de-ferro voar e os cavalos correrem sobre rodas, o povo do Tibete espalhar-se-á pelo mundo e a sabedoria do Buddha chegará aos “peles-vermelhas” do outro lado do oceano”.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hopis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.