quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Terremotos geram tsunami na Oceania

Dois tremores ocorreram na manhã desta quinta próximo a Vanuatu.Alerta de ondas gigantes engloba Austrália, Nova Zelândia e Indonésia.
Do G1, com agências internacionais
Dois fortes terremotos submarinos que atingiram na manhã desta quinta-feira (horário local) a região de Vanuatu, na Oceania, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, geraram um tsunami na região, segundo o Centro de Alertas de Tsunamis, também americano.

Ainda não há informação sobre o tamanho das ondas gigantes. Mas a agência informou que elas podem ser destrutivas nas costas de Vanuatu e das Ilhas Salomão.

Um alerta de tsunami foi emitido para 11 países e depois expandido também para Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e Indonésia.

O primeiro tremor ocorreu às 9h03 locais (19h03 de Brasília). Inicialmente, ele foi medido em 8,1, mas depois foi rebaixado para 7,8. Às 10h13 locais (20h13 de Brasília,, ocorreu um segundo abalo, agora de 7,1.

A agência americana chegou a relatar mais um tremor, ocorrido 15 minutos depois do primeiro, mas depois corrigiu a informação.

Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas e fica a leste da Austrália. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.

Alerta de tsunami

O Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a região, incluindo 11 países, entre eles Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Fiji, Tuvalu e Kiribati. Mais tarde, o alerta foi expandido para Austrália, Nova Zelândia, Cingapura, Indonésia, Samoa, Samoa Americana e Tonga.

O Ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia informou que também deu um alerta de tsunami para o país e pediu que a população não fique nas prais ou em barcos próximo à costa.

Autoridades da ilha da Nova Caledônia já estão retirando moradores da costa leste da ilha e também das vizinhas Ilhas Loyalty e levando-os para locais mais altos. Um porta-voz da polícia em Noumea, capital do território francês, disse que as ondas deveriam atingir a região por volta das 11h15 locais.




A região atingida está no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados.

Em 29 de setembro, um tsunami provocou mortes e devastou as ilhas Samoa e Tonga, também na Oceania.

Em abril de 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter gerou um maremoto que causou a morte de 30 pessoas, e arrasou boa parte da cidade de Gizo, nas Ilhas Salomão. Em 26 de dezembro de 2004, outro forte terremoto atingiu a costa da ilha de Sumatra (Indonésia), criando uma série de ondas que destruíram 12 nações banhadas pelo Oceano Índico e causaram a morte de mais de 226 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.