domingo, 10 de maio de 2009

FÉ "SHOJO"



Falando sobre Religião, ouço muitas críticas a respeito dos líderes religiosos. Dizem que eles deveriam viver com mais sobriedade, comer, beber e morar pobremente, assim como andar de trem, de ônibus ou até mesmo a pé.
É fato que, antigamente, para fazerem suas pregações, os fundadores de religiões calçavam sandálias de palha e usavam panos enrolados nas pernas, como se fossem polainas, a fim de facilitar-lhes as longas caminhadas. Às vezes, retiravam-se para as montanhas, faziam jejuns, tomavam banhos de cascata, experimentavam todos os tipos de sofrimentos e sacrifícios; outras vezes, eram jogados na prisão, ou exilados em ilhas longínquas. Ainda hoje sentimos tristeza ao pensar nos sofrimentos que eles tiveram que passar. Entretanto, apesar de tantos sacrifícios, só conseguiram estender suas doutrinas a um território restrito; para que elas se expandissem mais amplamente, foram necessárias dezenas de gerações. Comparadas aos dias atuais, as condições precárias a que esses pregadores tiveram de se sujeitar a vida inteira vão muito além de nossa imaginação.
A lembrança das práticas religiosas a que nos referimos permanece gravada na mente das pessoas, e por isso é natural que elas tenham uma visão errada sobre as religiões novas. As religiões caracterizadas por tais práticas particularizam-se pela fé "Shojo", que é anterior ao nascimento de Sakyamuni e tem sua origem no bramanismo da Índia. Seus ensinamentos valorizam, principalmente, a Iluminação através da ascese. Segundo dizem, ainda hoje existe, naquele país, um pequeno número de bramanistas que conseguem fazer milagres graças a um enorme esforço espiritual. O jejum praticado pelo famoso Mahatma Gandhi talvez fosse uma decorrência do fato de ele ter professado o bramanismo quando jovem.
Há uma história interessante sobre a origem dos oitenta e quatro mil sutras budistas divulgados por Sakyamuni.
Naquele tempo, o bramanismo estava em grande expansão na Índia, e acreditava-se que a Iluminação só podia ser alcançada por meio da ascese, considerada o verdadeiro caminho da Fé. Vendo a expressão das esculturas e pinturas representativas de ascetas brâmanes existentes em diversos locais do Japão, podemos imaginar a situação deles naquela época. Não suportando semelhante estado de coisas, Sakyamuni, com sua grande misericórdia, descobriu uma forma para as pessoas obterem a Iluminação sem precisar recorrer às práticas ascéticas: os sutras budistas. Segundo ele, a simples leitura desses textos seria bastante. Obviamente o povo se alegrou com isso e passou a considerá-lo o mais respeitável e benéfico de todos os santos. Foi assim que o budismo se espalhou por toda a Índia. Podemos mesmo dizer que essa foi a maior realização de Sakyamuni entre as suas atividades de salvação.
Diante do exposto, é fácil entender quão erradas estão as práticas ascéticas da fé "Shojo", que contrariam a vontade e a grande misericórdia de Sakyamuni, aproximando-se do bramanismo, o qual foi alvo de sua atividade salvadora. Creio que, do Paraíso, ele estará lamentando essa situação. Assim, podemos concluir que a fé "Shojo", além de errada, é inadequada ao nosso tempo.
Por outro lado, no que se refere à difusão religiosa, observamos que aquilo que antigamente se levava dez anos para conseguir, hoje pode ser feito apenas em um dia, graças ao progresso tecnológico da imprensa e dos meios de transporte. O correto, por conseguinte, é nos adequarmos à época em que vivemos, utilizando-nos de todos os recursos que a civilização moderna nos oferece. Se a religião se basear unicamente nos métodos antigos, obviamente não conseguirá atingir seus verdadeiros objetivos. Isso se evidencia na tendência que as religiões tradicionais têm de se afastar da época atual.
Quando as pessoas de fé "Shojo" vêem as atividades religiosas que estamos realizando, limitam-se a ficar admiradas e não tentam sequer compreender aquilo que verdadeiramente objetivamos. Se elas se restringissem a isso, não haveria nada de mau; algumas, porém, começam a espalhar boatos contra nós, dizendo que levamos vida de nababos. Entretanto, nós dependemos apenas das contribuições dos fiéis; não temos necessidade de dinheiro. Se dermos atenção aos comentários, deixaremos que essas contribuições em gêneros alimentícios, feitas com tanto sacrifício, apodreçam, obrigando-nos a jogá-las fora. Por outro lado, não podemos vendê-las nem devolvê-las. Da mesma forma, não poderíamos deixar de utilizar as casas que nos são oferecidas de boa vontade pelos fiéis. Ao invés de dar ouvidos a comentários, devemos atentar para o grande trabalho que essas doações nos estão possibilitando realizar: a salvação da humanidade. Diante disso, poder-se-á entender o quanto é errado o pensamento "Shojo".
Como o ideal de nossa Igreja é construir um mundo sem doença, pobreza e conflito, as pessoas que nela ingressam adquirem uma vida alegre e saudável, cheia de harmonia e prosperidade. Todavia, para os que vivem no lamentável inferno da sociedade atual, isso é algo inconcebível. Além de negarem a concretização desse ideal, eles pensam, naturalmente, que tudo não passa de uma boa isca para iludir o povo. Pode ser também que, para essas pessoas, o protótipo do Paraíso Terrestre que estamos construindo sejam meros palacetes luxuosos. O nosso objetivo, no entanto, é cultivar os nobres sentimentos dos homens, possibilitando-lhes oportunidade para se distanciarem, de vez em quando, da sociedade infernal de hoje em dia e visitarem terras paradisíacas, que os envolvam nos ares celestiais de Verdade, Bem e Belo, fazendo-os sentir-se no estado de suprema alegria. Assim, evidencia-se a grande necessidade da construção do protótipo do Paraíso Terrestre para o homem contemporâneo.
Se a sociedade continuar como está, crescerá cada vez mais o número de pessoas de baixo nível, de jovens degradados, e não haverá um lugar sequer que não seja um viveiro para a maldade social. Por isso podemos afirmar que o único "oásis" do mundo hodierno é este protótipo do Paraíso Terrestre. Se as pessoas compreenderem realmente a grandiosidade do nosso sublime projeto, ao invés de nos censurarem, o que elas deverão fazer é manifestar-se seu inteiro apoio.
Ainda tenho algo importante a dizer. Os japoneses, por causa das invasões bélicas que empreenderam há algum tempo, foram tão mal interpretados que perderam a confiança do mundo. Sentimos que é preciso recuperar, o mais breve possível, essa confiança. Justamente por esse motivo é que o protótipo do Paraíso Terrestre constitui um patrimônio importantíssimo, para mostrar não só a beleza natural do nosso país, como também o indiscutível pendor artístico dos japoneses. Doravante, surge uma grande oportunidade para que os turistas nos visitem cada vez mais e compreendam o nosso alto nível cultural, ao mesmo tempo que desfrutam o prazer da viagem. Fico na expectativa da grande admiração que o protótipo do Paraíso Terrestre despertará, quando ficar concluído.
Com o que se diz acima, fica explicado o que é fé "Shojo" e fé "Daijo".
MEISHU SAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.