segunda-feira, 11 de maio de 2009

NASA: Calota polar pode derreter totalmente até verão de 2012!!‏



Efeitos do aquecimento global
fonte: http://oprofeta.net/?p=2456
A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que as geleiras do Pólo Norte vão durar menos do que se esperava.
A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou, nesta quarta-feira, que as geleiras do Pólo Norte vão durar menos do que se esperava.
A imensidão de neve no Pólo Ártico parece inesgotável. Mas basta mudar o ângulo para notar a ameaça no ponto extremo do planeta.
Cientistas da Nasa reexaminaram fotos de satélite e dados e concluíram que o gelo da calota polar pode derreter totalmente no verão de 2012.
A última previsão era de que o degelo total da calota polar aconteceria entre os anos de 2040 e 2100. Segundo os cientistas da Nasa, a nova previsão já é resultado do aquecimento global, que provoca reações muito mais rápidas do que se esperava.
Uma animação da Nasa mostra a velocidade com que o gelo derreteu em 2007, em um recorde de área derretida. A calota diminuiu 22% em relação ao recorde anterior, de 2005.
O degelo abriu um canal que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, possibilitando até a passagem de navios. Uma outra animação dá a dimensão do problema. Um mapa mostra a variação do degelo nos meses mais quentes, entre 1979 e 2006. Muito menor, se comparada ao verão de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.